Um efetivo gerenciamento dos recursos hídricos é feito buscando o uso racional e sustentado de cada corpo hídrico, exigindo a não dissociação dos aspectos quantitativos dos aspectos qualitativos.

Neste contexto, tem-se o monitoramento, com a função de produzir informações relacionadas tanto com os aspectos quantitativos e quanto com os aspectos qualitativos dos corpos hídricos. São estas informações, não só atual, mas também históricas, mantidas em um banco de dados, que permitem o efetivo gerenciamento dos recursos hídricos. Para a implementação do monitoramento quantitativo a Cogerh também conta com a parceria da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos-FUNCEME, da Agência Nacional de Águas – ANA e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.

O monitoramento, tanto quantitativo, quanto qualitativo, implementado pela Cogerh acontece de uma forma descentralizada através das gerências regionais localizadas em todo o estado do Ceará (Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Limoeiro do Norte, Pentecoste, Quixeramobim e Sobral).

Os corpos hídricos superficiais gerenciados pela Cogerh são rios, canais e os açudes. Quando o corpo hídrico é um rio quantitativamente são monitorados a cota do nível de água, a profundidade da lâmina d’água, a vazão conduzida e o comprimento dos trechos de rios perenizados, enquanto que para um açude são monitorados a cota do nível de água, a área inundada e o volume de água armazenado.

No que diz respeito ao aspecto quantitativo o gerenciamento é efetuado levando em consideração balanço entre a oferta e a demanda. O monitoramento sistemático e continuado permite conhecer o regime hidrológico de cada açude, e assim saber a capacidade e a garantia do atendimento das demandas hídricas submetidas, enquanto que o controle da emissão das outorgas permite conhecer o potencial das demandas. A partir do balanço oferta/demanda é que anualmente são estabelecidas, através de reuniões com os usuários de cada açude, as regras de liberação das águas dos açudes, cuja efetivação é confirmada a partir do monitoramento.

A Cogerh tanto exerce o papel de gestora dos recursos hídricos do estado do Ceará quanto de fornecer água bruta. Neste contexto o monitoramento qualitativo tem como objetivo produzir informações que orientem os usuários na adequabilidade da água bruta aos múltiplos usos, promover a conservação da qualidade da água e prover informações que tornem possível prever a qualidade da água e subsidiar novos empreendimentos e usuários.

A rede de monitoramento da qualidade da água implementada pela Cogerh abrange todos os açudes gerenciados, tanto estaduais quanto federais, em parceria com o DNOCS, os vales perenizados dos principais rios (Acaraú, Banabuiú, Curu e Jaguaribe), os canais do Trabalhador e do Pecém, o Eixão das Águas e algumas lagoas, e conta com os serviços de laboratórios contratados para a realização das diversas análises (físico-química, bacteriológica, nutrientes e hidrobiológica) das amostras de água, abrangendo os seguintes parâmetros: cloretos, cor, ferro, sólidos dissolvidos totais, sólidos totais, sulfatos, pH, turbidez, oxigênio dissolvido, cor, alcalinidade a hidróxidos, alcalinidade a carbonatos, alcalinidade a bicarbonatos, cálcio, magnésio, sódio, condutividade elétrica, fósforo total, nitrogênio total, ortofosfato solúvel, clorofila-a, feofitina, nitratos, nitrito, nitrogênio amoniacal e contagem/identificação de fitoplâncton.

Em praticamente todas as semanas do ano, durante 3 dias, são visitados corpos hídricos para a coleta de amostras de água para laboratório e/ou a análise no próprio local usando equipamentos portáteis. As frequências com que são realizadas as visitas são variáveis e depende do porte e a da importância estratégica de cada corpo hídrico.

Documentos da rede de Monitoramento

Anuário do Monitoramento Qualitativo dos Principais Açudes do Estado do Ceará

Anuário 2017

Avaliação da situação dos açudes

Avaliação por mês

DISPONIBILIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES

De acordo com a especificidade de cada tipo de monitoramento são disponibilizadas, consolidadas e sistematizadas as informações produzidas com frequências variáveis, desde diária até anual, sendo que para o monitoramento qualitativo é dado ênfase para a divulgação de índices de qualidade da água.

Portal Hidrológico

As informações produzidas pelo monitoramento são disponibilizadas através do Portal Hidrológico (http://www.hidro.ce.gov.br), uma iniciativa da Cogerh com a Funceme. Através deste Portal pode-se ter acesso:
1. ao monitoramento diário do nível de água dos açudes
2. à consolidação dos dados produzidos diariamente
3. ao monitoramento da qualidade das águas dos açudes
4. ao acompanhamento anual dos trechos de rios perenizados pelos açudes
5. à consolidação do volume armazenado para as bacias hidrográficas

Sistema HIDRO – Telemetria

Através do Sistema HIDRO – Telemetria (http://www.snirh.gov.br/gestorpcd/Mapa.aspx#), que é de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA) e que conta com o apoio da Cogerh, pode-se acessar em tempo real os níveis de água em alguns pontos do estado do Ceará, bastando selecionar o estado do Ceará e o respectivo ponto monitorado.

Compartilhe:

categorias: | Serviços
tags: